Liderança em Gestão Escolar- Heloísa Lück- Análise




Livro Liderança em Gestão Escolar – Heloísa Lück

1) Um breve resumo sobre as principais idéias do livro.

O livro nos coloca a questão do significado da liderança e de sua relação com a gestão escolar como sendo um processo dinâmico de contribuição contínua, tendo em vista que os fatos, fenômenos, processos e idéias no contexto sócio-cultural estão em constante transformação. São esses fatores influenciados pelo momento histórico e pragmático em que se expressam.
A literatura sobre a liderança é extensa e por muito tempo foi direcionada para o contexto empresarial. Recentemente, ganhou força no contexto das instituições voltadas para aprendizagem. Essa obra destaca aspectos importantes no papel da liderança dentro da escola, ressaltando as principais características presentes no líder.
O livro apresenta as características do líder desmistificando a idéia de que elas são de origem nata, embora reconheça que determinadas pessoas têm mais facilidade para o exercício dessa função. Destaca a importância de se desenvolver continuamente as potencialidades da liderança através da capacitação contínua e do aprendizado.

2) Conceito de liderança em gestão escolar.

A liderança corresponde a um conjunto de ações, atitudes e comportamentos assumidos por uma pessoa, para influenciar o desempenho de alguém, visando a realização dos objetivos organizacionais. Corresponde a capacidade de exercer influência sobre as pessoas individualmente ou em grupo, de maneira que pratiquem suas ações de modo voluntário ou motivado, reconhecendo que fazem parte de uma equipe.
Essa influência na escola dá-se a partir da mobilização dos membros da comunidade escolar, socialmente organizada, onde todos assumem as responsabilidades, através de um esforço em conjunto e capacidade de realização, garantindo dessa forma a efetividade do trabalho educacional.
A gestão escolar consiste no processo de mobilização e orientação do trabalho e esforço coletivo presentes na escola, em associação com a organização de recursos e processos para que a instituição desempenhe de forma efetiva seu papel social e realize os objetivos educacionais de formação dos alunos e promoção da aprendizagem.
O conceito de gestão e liderança se complementam. O exercício da gestão pressupõe liderança. A gestão escolar envolve o trabalho com as outras dimensões, como por exemplo, a gestão administrativa, gestão de currículo e gestão de resultados, embora todas dependentes do trabalho das pessoas.
Alguns autores fazem a separação entre liderança e “management” (gerenciamento), atribuindo a liderança a orientação sobre os processos sociais e o gerenciamento a orientação sobre as questões operacionais. Essa visão segundo a autora reforça a dicotomia e cria conflito, pois na verdade um trabalho realmente eficaz na gestão escolar ocorre de forma onde estas funções ocorram naturalmente entrelaçadas.

3) Características de um líder em gestão escolar.

São muitas as características de um líder em gestão na escola, entre elas: perseverança e motivação para a superação das dificuldades e para atingir os objetivos propostos, não ter medo de riscos de fracasso, enfrentando-os como uma possibilidade natural a todas as relações humanas. O fracasso deve ser encarado como uma possibilidade de aprendizagem para as ações futuras.
O líder deve ter uma boa habilidade de comunicação, sabendo interagir com as pessoas, de modo equilibrado e positivo, valorizando o potencial de cada um e criando pela comunicação as condições necessárias para essa expressão e para o atendimento das necessidades afetivas e relacionais das pessoas.
A determinação é outro aspecto importante na figura do líder, envolvendo a vontade de fazer sempre mais e melhor e a cada etapa vencida vislumbrar uma outra, com novos desafios e novos resultados a serem superados. O líder deve ter maturidade social e psicológica, sabendo o que dizer em cada momento e como dizer. Esse aspecto envolve a capacidade de negociar, estabelecer mediações em situações de conflito, enfrentando-os com naturalidade e competência. É necessário saber lidar com habilidade com os sentimentos de inveja, ressentimentos e desconfianças no ambiente de trabalho, entendendo-os como emoções naturais ao ser humano e amortecendo o impacto das mesmas no grupo.
A autoconfiança na hora de assumir riscos e o saber aproveitar todos os momentos como uma oportunidade para a promoção da aprendizagem e construção do conhecimento são traços de fundamental importância na figura do líder na escola. É importante ressaltar que o líder expressa sua liderança através de suas ações e deve estar constantemente refletindo sobre sua atuação.


4) Apreciação crítica do conteúdo do livro.

O livro é de grande importância para nós, educadores da supervisão escolar, que certamente estamos em contato com a liderança em diversos contextos profissionais. Entre as reflexões propostas pelo autor, destaco a importância de se desenvolver um trabalho compartilhado, valorizando a participação de todos os segmentos da comunidade escolar, fazendo com que todos se sintam comprometidos e motivados na busca por uma maior qualidade de ensino. Também, considero fundamental a desmistificação feita pelo autor a respeito da idéia de um líder nato, pensamento que tanto acompanha o senso comum. Assim, o autor nos brinda com um novo conceito sobre uma liderança que pode ser desenvolvida e aprendida por aqueles que se dedicam e que dispõem de boa fé.
Angela Becker

Mensagem Utilizada em Conselho de Classe



(PARÁBOLA INDIANA)

Os cegos e o elefante

Certo dia, um príncipe indiano mandou chamar um grupo de cegos de nascença e os reuniu no pátio do palácio. Ao mesmo tempo, mandou trazer um elefante e colocou diante do grupo.
Em seguida, conduzindo-os pela mão, foi levando os cegos até o elefante para que o apalpassem. Um apalpava a barriga, outro a calda, outro a tromba e outro uma das pernas.
Quando todos os cegos tinham apalpado o paquiderme, o príncipe ordenou que cada um explicasse aos outros como era o elefante.
Então, o que tinha apalpado a barriga disse que o elefante era como uma enorme panela. O que tinha apalpado a calda até os pêlos da extremidade discordou e disse que o elefante se parecia mais com uma vassoura. “Nada disso” interrompeu o que tinha apalpado a orelha. “Se alguma coisa se parece é com um grande leque aberto”.
O que apalpava a tromba, deu uma risada e interferiu: “Vocês estão por fora. O elefante tem a forma, as ondulações e a flexibilidade de uma mangueira de água”. “Essa não”, replicou o que apalpara as pernas.. “ele é redondo como uma grande mangueira, mas não tem nada de ondulações, nem de flexibilidade. É rígido como um poste”.
Os cegos se envolveram com uma discussão sem fim, cada um querendo provar que os outros estavam errados, o que era certo era o que ele dizia. Evidentemente, cada um se apoiava na sua própria experiência e não conseguia entender como os demais podiam afirmar o que afirmavam.
O príncipe deixou-os falar para ver se chegavam a um acordo, mas quando percebeu que eram incapazes de aceitar que os outros podiam ter tido outras experiências, ordenou que se calassem.
“O elefante é tudo isso que vocês falaram, explicou. Tudo isso que cada um de vocês percebeu é só uma parte do elefante. Não devem negar o que os outros perceberam. Deveriam juntar as experiências de todos e tentar imaginar como a parte que cada um apalpou se une com a outras para formar esse todo que é o elefante".

Mensagem Utilizada em Conselho de Classe


Uma História Sobre o Poder

Uma empresa entendeu que estava na hora de mudar o estilo de gestão e contratou um novo gerente geral. Este veio determinado a agitar as bases e tornar a empresa mais produtiva.

No primeiro dia, acompanhado dos principais assessores, fez uma inspeção a toda empresa. No armazém todos estavam trabalhando, mas um rapaz novo estava encostado na parede com as mãos no bolso.

Vendo uma boa oportunidade de demonstrar a sua nova filosofia de trabalho, o novo gerente perguntou ao rapaz:

- Quanto é que você ganha por mês?

- Trezentos reais, porquê? - respondeu o rapaz sem saber do que se tratava.

O administrador tirou os R$ 300,00 do bolso e os deu ao rapaz, dizendo:

- Aqui está o seu salário deste mês. Agora desapareça e não volte aqui nunca mais! O rapaz guardou o dinheiro e saiu conforme as ordens recebidas.

O gerente então, enchendo o peito, pergunta ao grupo de operários:

- Algum de vocês sabe o que este tipo fazia aqui?

- Sim Senhor - responderam atônitos os operários.

- Veio entregar uma pizza e estava aguardando o troco.

"Tem pessoas que desejam tanto mandar, que se esquecem de pensar".

Luís Fernando Veríssimo

Mensagem Utilizada em Conselho de Classe


Bodas de Prata


Conta a história que um casal tomava café da manhã no dia de suas bodas de prata. A mulher passou a manteiga na casca do pão e o entregou para o marido, ficando com o miolo.
Ela pensou: "Sempre quis comer a melhor parte do pão, mas amo demais o meu marido e, por 25 anos, sempre lhe dei o miolo. Mas hoje quis satisfazer meu desejo. Acho justo que eu coma o miolo pelo menos uma vez na vida".
Para sua surpresa, o rosto do marido abriu-se num sorriso sem fim e ele lhe disse:
- Muito obrigado por este presente, meu amor. Durante 25 anos, sempre desejei comer a casca do pão, mas como você sempre gostou tanto dela, jamais ousei pedir!

Moral da história:

Você precisa dizer claramente o que deseja, não espere que o outro adivinhe...
Você pode pensar que está fazendo o melhor para o outro, mas o outro pode estar esperando outra coisa de você...
Deixe-o falar, peça-o para falar e quando não entender, não traduza sozinho. Peça que ele se explique melhor.

Mensagem sobre a alegria


A importância da alegria

Quando vence uma batalha, o guerreiro comemora. Esta vitória custou momentos difíceis, noites de dúvidas, intermináveis dias de espera. Desde os tempos antigos, celebrar um triunfo faz parte do próprio ritual da vida.
A comemoração é um rito de passagem. Os companheiros olham a alegria do guerreiro da luz, e pensam: “por que faz isto? Pode
decepcionar-se em seu próximo combate. Pode atrair a fúria do inimigo”.
Mas o guerreiro sabe o motivo de seu gesto. Ele se beneficia do melhor presente que a vitória é capaz de trazer: confiança.
Celebra hoje sua vitória de ontem, para ter mais forças na batalha de amanhã.

(Paulo Coelho)

  © Template Desenvolvido por Ourblogtemplates.com 2008

Voltar para CIMA