Resenha: Falcão- Mulheres e o tráfico


Os autores dessa obra, Celso Athayde e MV Bill, ao iniciarem filmagens na favela para um clip de rap se depararam com uma dura realidade, onde drogas, prostituição e violência estavam presentes. Após um tempo da filmagem, ao retornarem a favela, perceberam que 80% dos meninos envolvidos no trabalho estavam mortos, iniciaram então uma coleção de obras literárias. O primeiro livro, Falcão - Meninos do Tráfico, conta a história dos garotos envolvidos no narcotráfico nos morros do Rio de Janeiro. A segunda obra: Falcão - Mulheres e o Tráfico conta a forma como as mães vivem e convivem com a realidade das drogas.
Neste segundo livro os autores contam a história de como algumas mulheres passam a interagir, direta e indiretamente, no tráfico de drogas. O papel das mulheres muitas vezes é periférico, devido ao machismo predominante no mundo das drogas, mas existem muitas que comandam todo esse processo. Como coloca a artista Nega Gisa, as mulheres devem estar inseridas nessas questões, devem se mobilizar, além do seu papel na família e na escola, junto ao Governo para levar propostas e projetos.
MV Bill acredita que o Governo é responsável por essas questões, mas que todos nós, de alguma forma, temos nosso papel como indivíduos e não podemos ficar alheios, todos nós podemos fazer a diferença. A obra Falcão - Mulheres e o Tráfico faz parte de um projeto que envolve visitas e palestras em penitenciárias, escolas, onde temas como criminalidade, exclusão, violência e drogas são debatidos.
Essa obra é de extrema importância, pois trata de um tema forte e nasceu da vivência dos autores que relatam experiências pessoais que vivenciaram antes e durante a elaboração do documentário. O livro trata de temas polêmicos fundamentais para a sociedade e nos faz refletir sobre nosso papel como cidadãos dentro desse universo.
Angela Becker

1 comentários:

Giselle Rayane 3:16 PM  

Oi Angela, estou fazendo um trabalho para a faculdade baseado nesse livro e adorei sua resenha, lê-la me ajudou muito na conclusão. Obg :*

  © Template Desenvolvido por Ourblogtemplates.com 2008

Voltar para CIMA