A importância da brincadeira no desenvolvimento da criança
A importância da brincadeira no desenvolvimento da criança
Nas interações que estabelece desde cedo com as pessoas que lhe são próximas e com o meio que as circunda, as crianças revelam seu esforço para compreender o mundo em que vivem, as relações contraditórias que presenciam e, por meio das brincadeiras explicitam as condições de vida que estão submetidas e seus anseios e desejos. No processo de construção do conhecimento, as crianças se utilizam das mais diferentes linguagens e exercem a capacidade que possuem de ter idéias e hipóteses originais sobre aquilo que buscam desvendar.
Nessa perspectiva a criança constrói o conhecimento a partir das interações que estabelecem com as pessoas e com o meio em que vivem. O conhecimento não se constitui em cópia da realidade, mas sim, fruto de um intenso trabalho de criação, significação e ressignificação.
No ato de brincar, os sinais, os gestos, os objetos e os espaços valem e significam outra coisa daquilo que aparentam ser. Ao brincar as crianças recriam e repensam os acontecimentos que lhe deram origem, sabendo que estão brincando. O principal indicador da brincadeira, entre as crianças é o papel que assumem enquanto brincam.
As brincadeiras favorecem a auto-estima das crianças, auxiliando-as a superarem progressivamente suas aquisições de forma criativa. Brincar constitui, assim para a interiorização de determinados modelos de adulto, no âmbito de grupos sociais diversos. Essas significações atribuídas ao brincar transformando-no em um espaço singular de constituição infantil.
Nas brincadeiras as crianças transformam os conhecimentos que já possuíam anteriormente em conceitos gerais com os quais brincam, por exemplo, ao assumir determinado papel em uma brincadeira, a criança deve conhecer algumas de suas determinadas características. Seus conhecimentos provêm de imitações de alguém ou de algo conhecido, de uma experiência vivida na família ou em outros ambientes, do relato de um colega ou de um adulto, de cenas assistidas na televisão, etc.
Por meio das brincadeiras o professor poderá observar e constituir uma visão dos processos de desenvolvimento das crianças em um conjunto e de cada uma em particular, registrando suas capacidades de uso das linguagens, assim como de suas capacidades sociais e dos recursos afetivos e emocionais que dispõe.
Na escola a participação nas brincadeiras propostas em aula e nos espaços de lazer, como pátio e laboratório de aprendizagem, além de favorecer a aquisição de novos conhecimentos e habilidades, permite que a criança desenvolva valores como respeito ao outro e as regras estabelecidas em grupo.
Nessa perspectiva a criança constrói o conhecimento a partir das interações que estabelecem com as pessoas e com o meio em que vivem. O conhecimento não se constitui em cópia da realidade, mas sim, fruto de um intenso trabalho de criação, significação e ressignificação.
No ato de brincar, os sinais, os gestos, os objetos e os espaços valem e significam outra coisa daquilo que aparentam ser. Ao brincar as crianças recriam e repensam os acontecimentos que lhe deram origem, sabendo que estão brincando. O principal indicador da brincadeira, entre as crianças é o papel que assumem enquanto brincam.
As brincadeiras favorecem a auto-estima das crianças, auxiliando-as a superarem progressivamente suas aquisições de forma criativa. Brincar constitui, assim para a interiorização de determinados modelos de adulto, no âmbito de grupos sociais diversos. Essas significações atribuídas ao brincar transformando-no em um espaço singular de constituição infantil.
Nas brincadeiras as crianças transformam os conhecimentos que já possuíam anteriormente em conceitos gerais com os quais brincam, por exemplo, ao assumir determinado papel em uma brincadeira, a criança deve conhecer algumas de suas determinadas características. Seus conhecimentos provêm de imitações de alguém ou de algo conhecido, de uma experiência vivida na família ou em outros ambientes, do relato de um colega ou de um adulto, de cenas assistidas na televisão, etc.
Por meio das brincadeiras o professor poderá observar e constituir uma visão dos processos de desenvolvimento das crianças em um conjunto e de cada uma em particular, registrando suas capacidades de uso das linguagens, assim como de suas capacidades sociais e dos recursos afetivos e emocionais que dispõe.
Na escola a participação nas brincadeiras propostas em aula e nos espaços de lazer, como pátio e laboratório de aprendizagem, além de favorecer a aquisição de novos conhecimentos e habilidades, permite que a criança desenvolva valores como respeito ao outro e as regras estabelecidas em grupo.
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