Mensagem ao Mestre- Roberto Shinyashik

Mensagem de Roberto Shinyashik para Hora de Estudos

Reflexão para Hora de Estudos

Mensagem ao Mestre

Um mestre funciona como um agente catalisador, cuja simples presença estimula...
É como quando o sol nasce pela manhã e os pássaros imediatamente começam a cantar. Eles surgem voando de todos os lados celebrando e dando boas-vindas ao novo dia através das canções. O sol não age diretamente sobre eles, mas algo acontece: o ambiente que ele cria faz com que os pássaros se sintam vigorosos, jovens e vivos.
As flores começam a desabrochar...
O sol não se está dirigindo a cada flor, forçando-a a abrir, pelo menos não de uma forma direta, entretanto os seus raios, dançam ao redor da flor, dando-lhe calor e encorajando-a delicadamente. As flores têm que ser tocadas de uma forma suave, se você forças suas pétalas a se abrirem elas não resistirão. Você conseguirá fazer com que se abram, mas ao mesmo tempo elas morrerão. O sol simplesmente cria o clima no qual elas podem desabrochar. Um desejo interior surge dentro e algum instinto misterioso entra em sintonia com o calor do sol. E as flores se abrem e começam a exalar sua fragrância.
Exatamente como o trabalho do mestre.
Ele não pode entregar a você tudo que conhece, mas pode criar um certo campo de energia no qual suas pétalas podem se abrir, no qual as suas sementes são encorajadas, em que você pode criar coragem suficiente para dar o salto, no qual o milagre torna-se possível.

Roberto Shinyashik

Mensagem de Chico Xavier e Roberto Shinyashiki

Mensagem de reflexão para Hora de Estudos


Mensagem para reflexão- Hora de Estudos



Quando as pessoas aquecem seu coração, percebem que a realização de sonhos só dá prazer quando a conquista surge dentro de princípios dignos de respeito e honestidade.
Há um texto de Chico Xavier que pode ser uma fonte infinita de inspiração para os corações de gelo interessados em ter a própria vida de volta. Diz ele:
Que Deus não permita que eu perca o romantismo, mesmo sabendo que as rosas não falam.
Que eu não perca o otimismo, mesmo sabendo que o futuro que nos espera pode não ser assim tão alegre.
Que eu não perca a vontade de viver, mesmo sabendo que a vida, em muitos momentos, é dolorosa.
Que eu não perca a vontade de ter grandes amigos, mesmo sabendo que, com as voltas do mundo, eles podem ir embora.
Que eu não perca a vontade de ajudar as pessoas, mesmo sabendo que muitas delas são incapazes de ver, reconhecer e retribuir essa ajuda.
Que eu não perca o equilíbrio, mesmo sabendo que inúmeras forças querem que eu caia.
Que eu não perca a vontade de amar, mesmo sabendo que a pessoa que eu mais amo pode não sentir o mesmo sentimento por mim.
Que eu não perca a luz e o brilho no olhar, mesmo sabendo que muitas coisas que verei no mundo escurecerão meus olhos.
Que eu não perca o sentimento de justiça, mesmo sabendo que o prejudicado possa ser eu.
Que eu não perca a beleza e a alegria de ver, mesmo sabendo que muitas lágrimas brotarão de meus olhos e escorrerão de minha alma.
Que eu não perca o amor por minha família, mesmo sabendo que ela muitas vezes exigirá de mim esforços incríveis para manter sua harmonia.
Que eu não perca a vontade de doar esse enorme amor que existe em meu coração, mesmo sabendo que muitas vezes ele será subestimado e até rejeitado.
Que eu não perca a vontade de ser grande, mesmo sabendo que o mundo às vezes é pequeno.
E acima de tudo, Que eu jamais me esqueça de que Deus me ama infinitamente.
Talvez neste momento algumas lágrimas estejam deslizando por sua face depois de ler esse texto. Gostaria de lhe dizer que lágrimas quentes derretem o gelo de qualquer coração.
As lágrimas por perceber que perdeu a infância de seus filhos. As lágrimas de arrependimento por ter magoado as pessoas que você ama. As lágrimas de tristeza por não ter sentido o amor que tantas pessoas dedicaram a você lavarão seus olhos e o ajudarão a enxergar a possibilidade de uma vida nova , cheia de amor e felicidade.


Roberto Shinyashiki

Projeto: Inclusão: "Um novo olhar sobre a aprendizagem"

Projeto Inclusão

Inclusão: Um novo olhar sobre a aprendizagem
Projeto Inclusão
Imagens Projeto inclusão




Projeto: Relacionamento Interpessoal e a Aprendizagem

Projeto Relacionamento Interpessoal e Aprendizagem
Fotos do Projeto

Relacionamento Interpessoal e Aprendizagem

Fatores que interferem no processo de ensino-aprendizagem

Um novo olhar sobre a aprendizagem


Ângela Becker



Resumo
Este artigo tem como objetivo apresentar uma reflexão a respeito dos fatores que influenciam direta e indiretamente no processo de ensino-aprendizagem, bem como a responsabilidade dos profissionais da educação e da família diante desse processo.

Palavras chave: aprendizagem, interação, superação

1 Introdução
As grandes transformações ocorridas nos últimos anos na sociedade envolvendo os aspectos culturais, econômicos e políticos vem provocando relevantes alterações nas relações pessoais e interpessoais no ambiente familiar e escolar. É necessário oferecer aos nossos alunos a oportunidade de conhecimento de si e dos outros, por meio de reflexões e práticas que venham a contribuir para a boa convivência, favorecendo assim a aprendizagem.
De acordo com Zabala (1998), para que o aluno aprenda deve haver um clima e um ambiente adequados, constituídos por relações em que predominem a aceitação, a confiança , o respeito e a sinceridade.
Nesse intuito é necessário promover um ambiente que favoreça a participação e a relação entre os professores e os alunos e os alunos entre si. Certamente são muitos os desafios para a educação na atualidade, portanto é necessário além da busca de alternativas para superação das dificuldades de aprendizagem, que estão presentes em sala de aula, o repensar das práticas pedagógica dentro das instituições e o resgate do papel da família dentro desse processo.

2 Desenvolvimento
Os novos rumos da sociedade exigem do educador novas posturas, o retomar constante de sua prática pedagógica e um olhar amoroso diante das dificuldades do educando. Sabemos que muitas vezes o panorama educacional brasileiro é desolador, que as circunstâncias são adversas, mas não podemos esquecer o verdadeiro significado de educar.
Embora muitos sejam os aspectos que determinem o sucesso ou o fracasso na aprendizagem, o professor é o grande responsável e não pode se isentar de sua responsabilidade. Muitas vezes a ação docente termina por reproduzir a exclusão, pois é planejada para um padrão de aluno ideal e quem não se encaixa termina por ficar à margem. O professor deve estar atento, buscando descobrir o porquê o aluno não aprende e quando necessário rever sua metodologia de ensino.
Outro aspecto importante é o profissional conhecer a realidade onde atua, relacionando o conteúdo com as vivências do aluno e com a realidade atual tornando-o significativo.
De acordo com Libâneo (1994), o trabalho docente deve ter como referência a prática social, isto é, a realidade social, política, econômica e cultural da qual tanto o professor como os alunos são parte integrante.
Na instituição escolar são muitas as crenças e os conceitos que fazem a separação de professores e alunos no processo de ensino, dificultando a aprendizagem. É necessário repensar essa relação e perceber o aluno como um ser social, inserido em um mundo em constante transformação. Em geral o conteúdo é relacionado ao passado impedindo a construção significativa do aluno em relação a sua identidade pessoal e coletiva. Apenas raramente o conteúdo é relacionado à atualidade, nem sempre levando o aluno a uma reflexão crítica sobre a realidade.
A família deve ser parte integrante desse processo e deve ser envolvida nas atividades escolares. Muitas são as contribuições dos pais ou responsáveis pelo aluno no processo de ensino-aprendizagem: acompanhamento da vida escolar do aluno, organização de um ambiente organizado para a realização das atividades em casa, estabelecimento de horários fixos de estudos, mas acima de tudo na valorização do trabalho pedagógico da escola diante do aluno.
A escola deve ter um espaço aberto a participação das famílias que não deve ser chamada apenas para ajudar a solucionar os problemas que surgem em relação a aprendizagem ou disciplina.
A valorização da participação da família na escola através da participação nos projetos e tomada de decisões fará com que esse vínculo se crie e que essa se sinta responsável junto com os profissionais pelo sucesso ou o fracasso na aprendizagem.
Conforme Libâneo (1994), o ambiente escolar pode suscitar o amor pela escola, a dedicação aos estudos, com reflexos sensíveis no aproveitamento escolar dos alunos.
Nesse contexto a escola deve ser um ambiente acolhedor, onde todos se sintam comprometidos e valorizados.

Considerações finais
A busca pela superação do fracasso escolar é certamente a grande preocupação dos profissionais da educação na atualidade.
É necessário aos educadores além de referencial teórico, promover um conjunto de ações que possibilitem trabalhar o aluno como um sujeito ativo no processo de ensino-aprendizagem, investigando e trabalhando as dificuldades de aprendizagem, estabelecendo novas relações na busca do conhecimento.
Acredito ser fundamental uma reflexão profunda sobre as questões apresentadas nesse artigo e um novo olhar para as questões que envolvem os problemas de aprendizagem. É necessário um trabalho sério e integrado entre todos, onde profissionais da educação e família busquem juntos alternativas para a solução dos problemas.

Referências Bibliográficas

-LIBÂNEO, José Carlos, Didática. Coleção Magistério, 2° Grau. Série Formação do professor. São Paulo: Cortez, 1994;

-ZABALA, Antoni. A prática educativa: como ensinar. Trad. Ernani F. da Rosa. Porto Alegre: ArtMed, 1998;

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