Vale a pena viver!


Vale a pena viver!

Viver é sonhar, decidir, perder ou vencer

É desistir ou retornar

É crescer sem aparecer,

É uma grande história de amor.

Viver é uma aventura ...

Cada dia, um dia,

Cada sorriso, um sorriso,

Cada pessoa, um mundo,

Cada sonho, um degrau,

Cada passo um risco,

Cada erro uma oportunidade de aprender.

Viver é sempre demais...

É sempre vantagem,

É sempre seguir forte.

É sorrir por teimosia

Ou não disfarçar a alegria.

É ter certeza de que vale a pena......

Vale a pena viver!!

Mensagem ao professor- Madalena Freire


Mensagem ao Professor

Estar vivo é estar em conflito permanente,
produzindo dúvidas, certezas questionáveis.
Estar vivo é assumir a Educação do sonho do cotidiano.
Para permanecer vivo, educando a paixão,
desejos de vida e morte, é preciso educar o medo e a coragem.

Medo e coragem em ousar.
Medo e coragem em romper com o velho.
Medo e coragem em assumir a solidão de ser diferente.
Medo e coragem em construir o novo.
Medo e coragem em assumir a educação deste drama, cujos personagens
são nossos desejos de vida e morte.

Educar a paixão (de vida e morte) é lidar com esses dois ingredientes, cotidianamente,
através da nossa capacidade, força vital (que todo ser humano possui, uns mais,
outros menos, em outros anestesiada) e desejar, sonhar, imaginar, criar.

Somos sujeitos porque desejamos, sonhamos, imaginamos e criamos, na busca permanente
da alegria, da esperança, do fortalecimento da liberdade, de uma sociedade mais justa,
da felicidade a que todos temos direito.
Este é o drama de permanecermos vivos... fazendo Educação.

Madalena Freire

Resenha: Falcão- Mulheres e o tráfico


Os autores dessa obra, Celso Athayde e MV Bill, ao iniciarem filmagens na favela para um clip de rap se depararam com uma dura realidade, onde drogas, prostituição e violência estavam presentes. Após um tempo da filmagem, ao retornarem a favela, perceberam que 80% dos meninos envolvidos no trabalho estavam mortos, iniciaram então uma coleção de obras literárias. O primeiro livro, Falcão - Meninos do Tráfico, conta a história dos garotos envolvidos no narcotráfico nos morros do Rio de Janeiro. A segunda obra: Falcão - Mulheres e o Tráfico conta a forma como as mães vivem e convivem com a realidade das drogas.
Neste segundo livro os autores contam a história de como algumas mulheres passam a interagir, direta e indiretamente, no tráfico de drogas. O papel das mulheres muitas vezes é periférico, devido ao machismo predominante no mundo das drogas, mas existem muitas que comandam todo esse processo. Como coloca a artista Nega Gisa, as mulheres devem estar inseridas nessas questões, devem se mobilizar, além do seu papel na família e na escola, junto ao Governo para levar propostas e projetos.
MV Bill acredita que o Governo é responsável por essas questões, mas que todos nós, de alguma forma, temos nosso papel como indivíduos e não podemos ficar alheios, todos nós podemos fazer a diferença. A obra Falcão - Mulheres e o Tráfico faz parte de um projeto que envolve visitas e palestras em penitenciárias, escolas, onde temas como criminalidade, exclusão, violência e drogas são debatidos.
Essa obra é de extrema importância, pois trata de um tema forte e nasceu da vivência dos autores que relatam experiências pessoais que vivenciaram antes e durante a elaboração do documentário. O livro trata de temas polêmicos fundamentais para a sociedade e nos faz refletir sobre nosso papel como cidadãos dentro desse universo.
Angela Becker

Dicas no tratamento com deficientes visuais


Dicas no trato com deficientes:

É normal os "não deficientes" ficarem confusos quando se deparam com alguém que é "diferente". O medo de dizer algo "errado" ou "incoveniente" pode até evitar um melhor conhecimento entre essas pessoas. Este mal estar pode ser evitado se as pessoas deficientes e não deficientes interagirem mais freqüentemente, e forem o mais natural possível nesses encontros.Quando alguém age de maneira inadequada, é bom lembrar que todo mundo comete erros de vez em quando, e tentar lidar com a situação com humor e delicadeza. Aceite o fato de que a deficiência existe, ignorá-la, seria uma forma de fingir, e falsidade, não é bom em nenhum momento, seja ela com pessoas normais ou não.Se você perceber que a pessoa precisar de ajuda, ofereça-se, ela seguramente vai aceitar sua oferta e explicar exatamente o que você deve fazer para ser útil a ela. Não tenha vergonha de oferecer ajuda, e o portador de deficiência não deve ter vergonha nem de pedir ajuda se precisar, e nem de aceitar.


Quando você encontrar um deficiente visual:


1. Identifique-se e faça-o perceber que você está falando com ele.

2. Para guiar um deficiente visual, espere que ele segure no seu braço; o deficiente visual irá acompanhar o movimento do seu corpo enquanto você vai andando.

3. Para fazer o deficiente visual sentar, guie-o até a cadeira e coloque a mão dele no braço ou no encosto da cadeira, e deixe que a pessoa sente-se sozinha.

4. Fique a vontade para usar palavras como "veja" e "olhe". Nem você nem o deficiente visual podem evitá-las, já que não existem outras para substitui-las.

5. Por mais tentador que seja acariciar um cão-guia, lembre-se de que esses cães têm a responsabilidade de guiar um dono que não enxerga. O cão nunca deve ser distraído do seu dever de guia.

6. Quando for embora, avise sempre o deficiente visual, para que ele não passe por bobo e fique falando sozinho, afinal, ele não está vendo que você não está mais ali.

Dicas no tratamento com deficientes auditivos



1. Fale diretamente com a pessoa, e não de lado ou atrás dela.

2. Faça com que a sua boca esteja bem visível. Gesticular ou segurar algo em frente à boca torna impossível a leitura labial. Usar bigode também atrapalha.

3. Quando falar com uma pessoa surda tente ficar num lugar iluminado. Evite ficar contra a luz (de uma janela, por exemplo), pois isso dificulta ver o seu rosto.

4. Seja expressivo ao falar. Como as pessoas surdas não podem ouvir mudanças sutis de tom de voz que indicam sentimentos de alegria, tristeza, sarcasmo ou seriedade, as expressões faciais, os gestos e o movimento do seu corpo serão excelentes indicações do que você quer dizer.

5. Enquanto estiver conversando, mantenha sempre contato visual, se você desviar o olhar, a pessoa surda pode achar que a conversa terminou.

6. Se for necessário, comunique-se com a pessoa surda através de bilhetes. O importante é se comunicar. O método não é tão importante.

7. Quando a pessoa surda estiver acompanhada de um intérprete, dirija-se à pessoa surda, não ao intérprete.

  © Template Desenvolvido por Ourblogtemplates.com 2008

Voltar para CIMA