Lulu Santos


Pegadas impressas na alma...


Poesia de Cecília Meireles


Aquarela- Toquinho

“A música na educação envolve todas as áreas do conhecimento. Por isso é utilizada de forma contextualizada, no ensino em classes de alfabetização e letramento, facilitando o processo ensino - aprendizagem. Ensinar é apreciar o valor de uma peça musical, despertando na criança o gosto pela música, aquisição de novos conhecimentos, concentração, autonomia, criticidade, sendo um importante instrumento didático no processo de alfabetização e letramento”.
Sonia Kramer
Nesse contexto a música Aquarela de Toquinho traz imensas possibilidades para o trabalho pedagógico, podendo ser trabalhada de forma interdisciplinar nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.

"Trabalhando com música trazemos um pouco mais de alegria e poesia para o universo da sala de aula".
Angela Becker


Aquarela
Toquinho



Composição: Toquinho / Vinicius de Moraes /

G.Morra / M.Fabrizio




Numa folha qualquer

Eu desenho um sol amarelo

E com cinco ou seis retas

É fácil fazer um castelo...



Corro o lápis em torno

Da mão e me dou uma luva

E se faço chover

Com dois riscos

Tenho um guarda-chuva...



Se um pinguinho de tinta

Cai num pedacinho

Azul do papel

Num instante imagino

Uma linda gaivota

A voar no céu...



Vai voando

Contornando a imensa

Curva Norte e Sul

Vou com ela

Viajando HavaíPequim ou Istambul

Pinto um barco a vela

Branco navegando

É tanto céu e mar

Num beijo azul...

Entre as nuvens



Vem surgindo um lindo

Avião rosa e grená

Tudo em volta colorindo

Com suas luzes a piscar...



Basta imaginar e ele está

Partindo, sereno e lindo

Se a gente quiser

Ele vai pousar...



Numa folha qualquer

Eu desenho um navio

De partida

Com alguns bons amigos

Bebendo de bem com a vida...



De uma América a outra

Eu consigo passar num segundo

Giro um simples compasso

E num círculo eu faço o mundo...



Um menino caminha

E caminhando chega no muro

E ali logo em frente

A esperar pela gente

O futuro está...



E o futuro é uma astronave

Que tentamos pilotar

Não tem tempo, nem piedade

Nem tem hora de chegar

Sem pedir licença

Muda a nossa vida

E depois convida

A rir ou chorar...



Nessa estrada não nos cabe

Conhecer ou ver o que virá

O fim dela ninguém sabe

Bem ao certo onde vai dar

Vamos todos

Numa linda passarela

De uma aquarela

Que um dia enfim

Descolorirá...



Numa folha qualquer

Eu desenho um sol amarelo(Que descolorirá!)

E com cinco ou seis retas

É fácil fazer um castelo(Que descolorirá!)

Giro um simples compasso

Num círculo eu faço

O mundo(Que descolorirá!)...

A importância da brincadeira no desenvolvimento da criança


A importância da brincadeira no desenvolvimento da criança


Nas interações que estabelece desde cedo com as pessoas que lhe são próximas e com o meio que as circunda, as crianças revelam seu esforço para compreender o mundo em que vivem, as relações contraditórias que presenciam e, por meio das brincadeiras explicitam as condições de vida que estão submetidas e seus anseios e desejos. No processo de construção do conhecimento, as crianças se utilizam das mais diferentes linguagens e exercem a capacidade que possuem de ter idéias e hipóteses originais sobre aquilo que buscam desvendar.
Nessa perspectiva a criança constrói o conhecimento a partir das interações que estabelecem com as pessoas e com o meio em que vivem. O conhecimento não se constitui em cópia da realidade, mas sim, fruto de um intenso trabalho de criação, significação e ressignificação.
No ato de brincar, os sinais, os gestos, os objetos e os espaços valem e significam outra coisa daquilo que aparentam ser. Ao brincar as crianças recriam e repensam os acontecimentos que lhe deram origem, sabendo que estão brincando. O principal indicador da brincadeira, entre as crianças é o papel que assumem enquanto brincam.
As brincadeiras favorecem a auto-estima das crianças, auxiliando-as a superarem progressivamente suas aquisições de forma criativa. Brincar constitui, assim para a interiorização de determinados modelos de adulto, no âmbito de grupos sociais diversos. Essas significações atribuídas ao brincar transformando-no em um espaço singular de constituição infantil.
Nas brincadeiras as crianças transformam os conhecimentos que já possuíam anteriormente em conceitos gerais com os quais brincam, por exemplo, ao assumir determinado papel em uma brincadeira, a criança deve conhecer algumas de suas determinadas características. Seus conhecimentos provêm de imitações de alguém ou de algo conhecido, de uma experiência vivida na família ou em outros ambientes, do relato de um colega ou de um adulto, de cenas assistidas na televisão, etc.
Por meio das brincadeiras o professor poderá observar e constituir uma visão dos processos de desenvolvimento das crianças em um conjunto e de cada uma em particular, registrando suas capacidades de uso das linguagens, assim como de suas capacidades sociais e dos recursos afetivos e emocionais que dispõe.
Na escola a participação nas brincadeiras propostas em aula e nos espaços de lazer, como pátio e laboratório de aprendizagem, além de favorecer a aquisição de novos conhecimentos e habilidades, permite que a criança desenvolva valores como respeito ao outro e as regras estabelecidas em grupo.

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