Resenha: Filme NELL


Nell
Nell foi criada sem nenhum contato com o mundo. É descoberta por um médico e uma psicóloga que tentam descobrir como foi sua vida até então.
Resenha do Filme Nell

O filme “Nell” traz através de seus personagens valiosas reflexões sobre o comportamento humano.


Nell foi criada pela mãe eremita e isolada do mundo desenvolveu uma linguagem própria. Com a morte da mãe a personagem passa a ter contato com o mundo exterior reagindo de forma agressiva ao entrar em contato com outras pessoas e com as situações novas.

Em contato com um médico e com uma psicóloga, que passam a conviver com Nell em seu próprio ambiente (o bosque em que viveu até então), passam a comunicar-se muitas vezes através da emoção.


A personagem tem medo de sair à luz do dia e o Doutor utiliza como reforço positivo o alimento. Ao parar de dar o alimento, ele faz com que Nell saia atrás do mesmo, vencendo o medo ela desfruta da recompensa que é o alimento e da sensação agradável de estar ao sol, sentindo o vento ela relembra da infância junto com sua irmã gêmea.


Muitos são os momentos em que a personagem reage com medo: ao ouvir música, ao sentir o flash da máquina fotográfica, ao ouvir o barulho do helicóptero, todas situações ainda não vivenciadas por ela.


De acordo com Skinner (1954), o ser humano desenvolve meios de controlar o mundo ao seu redor, controlando dessa forma a si mesmo.

Nesse contexto aparece o drama pessoal da Doutora, que ao vivenciou o abandono de sua mãe pelo marido. Essa situação a traumatiza e adulta passa a ser uma mulher fechada para os relacionamentos amorosos. Neel compreende seus sentimentos e a conforta.

A divulgação da existência de Nell nos jornais faz com que seus amigos a retirem do bosque e a levem para a cidade. No hospital, um ambiente desconhecido e ameaçador, Nell deixa de comunicar-se, regride. O doutor sentindo-se culpado e impotente deixa de estimulá-la.

No tribunal a personagem volta a comunicar-se e convence a todos que pode ser independente e que é feliz no ambiente que vive.

O filme aborda a questão das diferenças culturais, pois a personagem criou um dialeto e rituais próprios, como a forma que velou e sepultou a mãe e a irmã. Outra importante reflexão trazida nessa obra é a do respeito às diferenças individuais.


A cena final do filme mostra que independente das culturas é possível conviver com harmonia, respeitando as diferentes formas de ver e perceber o mundo.


Através de sua trajetória de vida Nell ensina que muito além das tecnologias e das convenções sociais é preciso ser feliz e que a linguagem dos sentimentos é universal.


Angela Becker

1 comentários:

Stéphani 12:01 AM  

Nossa,Angela adorei essa resenha, tenho um trabalho na facul justamente sobre esse filme, me ajudou muito a sua resenha, obrigada! Stéphani

  © Template Desenvolvido por Ourblogtemplates.com 2008

Voltar para CIMA