A Atividade Física e o Desenvolvimento da Criança

Imagem: A Criança e a Atividade FísicaImportância da Atividade Física no Desenvolvimento da Criança

O movimento faz parte da vida desde o nascimento e o desenvolvimento da criança é gradativo e em cada fase da vida são adquiridas novas habilidades.
É importante ressaltar que as atividades físicas na Educação Infantil, bem como nas demais séries, não podem resumir-se a recreação. O professor deve perceber a criança como um ser global com emoções, sentimentos, expressão, medos, facilidades e limitações, por isso deve ser trabalhada em todos os aspectos.
De acordo com o Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil pelo seu caráter coletivo, os jogos e brincadeiras permitem que o grupo se estruture, que as crianças estabeleçam relações ricas de troca, aprendam a esperar sua vez, acostumem-se a lidar com as regras, conscientizando-se que podem ganhar ou perder.
Outro aspecto importante na realização dessas atividades é o trabalho com o equilíbrio, noções de espaço, lateralidade, coordenação motora, entre outros pontos importantes para o pleno desenvolvimento da criança.
Acredito que um trabalho bem realizado desenvolve aspectos importantes e termina por refletir no desenvolvimento emocional, social e cognitivo das crianças. Infelizmente é raro a escola contar com um profissional habilitado na área e os professores que atuam nas classes de Educação Infantil e Séries Iniciais, embora esforçados, não tem preparo adequado para desempenhar essa função.

Angela Becker

0 comentários:

  © Template Desenvolvido por Ourblogtemplates.com 2008

Voltar para CIMA