A lição dos gansos

Equipe - Hora de Estudos

Gansos e equipe- reflexão para hora de estudos

Quando você vê gansos voando em forma de V, poderá ficar curioso quanto às razões pelas quais eles podem escolher voar desta forma. A seguir, algumas descobertas feitas pelos cientistas:
1º Fato: Á medida em que cada ave bate suas asas ela cria uma sustentação para a ave seguinte. Voando em forma de V o grupo todo consegue voar pelo menos 71% a mas do que se cada ave voasse isoladamente.
Lição: Pessoas que compartilham uma direção comum e um senso de equipe, chegam a seu destino mais depressa e facilmente, porque elas se apoiam na confiança das outras.

2º Fato: Sempre que um ganso sai fora da formação, ele repentinamente sente a resistência e o arrasto de tentar voar só e rapidamente retorna à formação, para tirar vantagem do poder de sustentação da ave imediatamente à frente.
Lição: Existe força, poder e segurança em grupo, quando viajando na mesma direção com pessoas que compartilham um objetivo comum.

3º Fato: Quando o ganso líder se cansa, ele reveza, indo para a traseira do V, enquanto um outro ganso assume a ponta.
Lição: Vantajoso o revezamento quando se necessita fazer um trabalho árduo.

4º Fato: Os gansos de trás grasnam para encorajar os gansos da frente e manterem o mesmo ritmo e velocidade.
Lição: Todos nós necessitamos ser reforçados com apoio e encorajamento.

5º Fato: Quando um ganso adoece ou se fere e deixa o grupo, dois outros gansos saem da formação e o seguem para ajudá-lo e protegê-lo. Eles o acompanham até a solução do problema e então reiniciam a jornada até encontrar o grupo original.
Lição: A solidariedade é a via expressa do amor.

0 comentários:

  © Template Desenvolvido por Ourblogtemplates.com 2008

Voltar para CIMA