Televisão: O papel da família frente ao meio de comunicação da televisão

O papel da família frente a televisão, filhos

O papel da família


Além do papel do educador, que enfrenta o desafio de despertar o olhar crítico do aluno frente ao meio de comunicação da televisão, existe o papel fundamental da família. É dentro de sua casa que a criança ou adolescente convive maior tempo com a televisão, pais e escola devem caminhar juntos diante dessa tarefa tão difícil que é uma correta utilização desse meio.
A violência, a sexualidade, os esteriótipos de raça e gênero e o abuso de drogas e álcool são temas comuns nos programas televisivos. Crianças e jovens impressionáveis podem assumir que aquilo que se vê na televisão é normal, seguro e aceitável. Por conseqüência a televisão expõe as crianças a tipos de comportamentos e atitudes que podem ser difíceis de serem compreendidos, analisados, elaborados e filtrados.
Os pais podem ajudar seus filhos a terem experiências mais positivas com a televisão, pois podem:
-assistir aos programas com os filhos, aproveitando ocasiões propícias para discutir o conteúdo do que é visto, bem como daquilo que é veiculado em comerciais;
-escolher os programas adequados para o nível de desenvolvimento da criança;
-limitar o tempo que é passado frente à televisão;
-desligar a televisão quando os programas parecerem inadequados a seus filhos;
-estabelecer que o horário de estudo é para ser dedicado a aprendizagem, não permitindo a realização de tarefas escolares com a televisão ligada;
-a hora da refeição deve ser um momento de conversa entre os familiares, que muitas vezes tem pouquíssimas ocasiões para se encontrar, evitando assistir refeição nesse momento.

Com uma orientação apropriada seus filhos podem aprender a usar a televisão de uma maneira saudável e positiva:
-evidenciar comportamentos positivos como a cooperação, a amizade e o interesse pelos outros;
-fazer conexões com a histórias, livros, lugares de interesses e eventos pessoais;
-conversar com eles sobre seus valores pessoais e familiares e como se relacionam com o que está sendo visto no programa, comparando o que estão vendo com eventos reais;
-deixe-os saber as verdadeiras conseqüências da violência;
-discutir sobre o papel da publicidade e sua influência no que se compra.

Escola e família devem trabalhar juntas também nesse contexto. Não cabe somente à escola trabalhar os efeitos negativos do excesso de exposição das crianças frente à televisão.
Angela Becker

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