Dislexia
A criança disléxica pode manifestar déficit de atenção
Sinais da dislexia:
Por Eliene PercíliaEquipe Brasil Escola
Fonte: http://www.brasilescola.com/saude/dislexia.htm
Angela Becker
1. DEFINIÇÃO
A deficiência física refere-se ao comprometimento do aparelho locomotor que compreende o sistema ósteo-articular, o sistema muscular e o sistema nervoso. As doenças ou lesões que afetam quaisquer desses sistemas, isoladamente ou em conjunto, podem produzir quadros de limitações físicas de grau e gravidade variáveis, segundo o(s) segmento(s) corporais afetados e o tipo de lesão ocorrida.
2. TIPOS
· Lesão cerebral (paralisia cerebral, hemiplegias)
· Lesão medular (tetraplegias, paraplegias)
· Miopatias (distrofias musculares)
· Patologias degenerativas do sistema nervoso central (esclerose múltipla, esclerose lateral amiotrófica)
· Lesões nervosas periféricas
· Amputações
· Seqüelas de politraumatismos
· Malformações congênitas
· Distúrbios posturais da coluna
· Seqüelas de patologias da coluna
· Distúrbios dolorosos da coluna vertebral e das articulações dos membros
· Artropatias
· Reumatismos inflamatórios da coluna e das articulações
· Lesões por esforços repetitivos (L.E.R.)
· Seqüelas de queimaduras
CAUSAS
· Paralisia Cerebral: por prematuridade; anóxia perinatal; desnutrição; materna; rubéola; toxoplasmose; trauma de parto; subnutrição; outras.
· Hemiplegias: por acidente vascular cerebral; aneurisma cerebral; tumor cerebral e outras.
· Lesão medular: por ferimento por arma de fogo; ferimento por arma branca; acidentes de trânsito; mergulho em águas rasas. Traumatismos diretos; quedas; processos infecciosos; processos degenerativos e outros.
· Amputações: causas vasculares; traumas; malformações congênitas; causas metabólicas e outras.
· Mal formações congênitas: por exposição à radiação; uso de drogas; causas desconhecidas.
· Artropatias: por processos inflamatórios; processos degenerativos; alterações biomecânicas; hemofilia; distúrbios metabólicos e outros.
5. FATORES DE RISCO
·
Violência urbana
·
Uso de drogas
·
Acidentes desportivos
·
Sedentarismo
·
Acidentes do trabalho
·
Epidemias/endemias
·
Tabagismo
·
Agentes tóxicos
·
Maus hábitos alimentares
·
Falta de saneamento básico
Fonte: http://www.entreamigos.com.br/textos/deffis/infbafis.htm
O filme “Nell” traz através de seus personagens valiosas reflexões sobre o comportamento humano.
Nell foi criada pela mãe eremita e isolada do mundo desenvolveu uma linguagem própria. Com a morte da mãe a personagem passa a ter contato com o mundo exterior reagindo de forma agressiva ao entrar em contato com outras pessoas e com as situações novas.
Em contato com um médico e com uma psicóloga, que passam a conviver com Nell em seu próprio ambiente (o bosque em que viveu até então), passam a comunicar-se muitas vezes através da emoção.
A personagem tem medo de sair à luz do dia e o Doutor utiliza como reforço positivo o alimento. Ao parar de dar o alimento, ele faz com que Nell saia atrás do mesmo, vencendo o medo ela desfruta da recompensa que é o alimento e da sensação agradável de estar ao sol, sentindo o vento ela relembra da infância junto com sua irmã gêmea.
Muitos são os momentos em que a personagem reage com medo: ao ouvir música, ao sentir o flash da máquina fotográfica, ao ouvir o barulho do helicóptero, todas situações ainda não vivenciadas por ela.
De acordo com Skinner (1954), o ser humano desenvolve meios de controlar o mundo ao seu redor, controlando dessa forma a si mesmo.
Nesse contexto aparece o drama pessoal da Doutora, que ao vivenciou o abandono de sua mãe pelo marido. Essa situação a traumatiza e adulta passa a ser uma mulher fechada para os relacionamentos amorosos. Neel compreende seus sentimentos e a conforta.A divulgação da existência de Nell nos jornais faz com que seus amigos a retirem do bosque e a levem para a cidade. No hospital, um ambiente desconhecido e ameaçador, Nell deixa de comunicar-se, regride. O doutor sentindo-se culpado e impotente deixa de estimulá-la.
No tribunal a personagem volta a comunicar-se e convence a todos que pode ser independente e que é feliz no ambiente que vive.O filme aborda a questão das diferenças culturais, pois a personagem criou um dialeto e rituais próprios, como a forma que velou e sepultou a mãe e a irmã. Outra importante reflexão trazida nessa obra é a do respeito às diferenças individuais.
A cena final do filme mostra que independente das culturas é possível conviver com harmonia, respeitando as diferentes formas de ver e perceber o mundo.
Através de sua trajetória de vida Nell ensina que muito além das tecnologias e das convenções sociais é preciso ser feliz e que a linguagem dos sentimentos é universal.
Angela Becker
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